Você pode ter o melhor site do mundo, com o melhor conteúdo do mundo, uma audiência fiel e receber visitas vindas das redes sociais e de outros sites. Mas se as ferramentas de busca não conseguem rastrear e indexar o seu site, nada disso vai importar para o SEO. As consequências disso serão graves, você verá no texto…

Bom, se você é novo em SEO, nunca ouviu falar nisso ou se você já conhece mas quer aumentar seus conhecimentos, esse texto foi feito pra você.

Neste texto você irá entender como as ferramentas de busca enxergam o seu site e o que você deve fazer para que o seu site se torne o mais atraente para elas.

A matemática é simples, se o Google gosta do seu site, você ganha dinheiro. Mais pra frente você vai entender que se as pessoas gostam do seu site, o Google também gosta.

Então, nesse texto vou abordar tudo o que você precisa saber para melhorar os resultados da sua estratégia digital utilizando as melhores técnicas de SEO.

O que é Search Engine Optimization (SEO)

A tradução literal seria Otimização para Ferramentas de Busca. Isso quer dizer que SEO é um conjunto de técnicas que seu site deve conter para que as ferramentas de busca possam indexá-lo e posicioná-lo numa boa classificação.

Com uma boa classificação você conseguirá obter muito mais visitas para o site vindas de buscas orgânicas (não pagas) para o seu site.

As buscas orgânicas são as buscas que todos nós fazemos todos os dias nas ferramentas de busca (como o Google).

SEO contempla uma série de técnicas, como:

  • Título da página
  • Url
  • Descrição (meta description)
  • Número de palavras chave no texto
  • Palavra chave no h1 e em um ou mais h2
  • Palavras chave relacionadas
  • Links que direcionam para o site (link building)
  • Site responsivo
  • etc…

Na criação de sites, SEO não pode ser ignorado, pois quase todos os aspectos do seu site influenciam no SEO, alguns com um peso maior do que outros, mas todos são relevantes para uma boa classificação do seu site.

Para ter um bom SEO, você não deve se preocupar apenas em aderir a todas as técnicas e deixar o seu site enquadrado nos elementos que melhoram ou pioram o ranking nas ferramentas de busca.

Você deve se preocupar mais em fazer com que os visitantes gostem do seu site, com a experiência do usuário. Visitem várias páginas, fiquem muito tempo nele, voltem com frequência. Pois como eu disse antes, quanto mais as pessoas gostarem do seu site, mais o Google gostará. Vamos ver mais pra frente o motivo.

A importância de estar no topo (SEO)

A forma com que as pessoas interagem com as ferramentas geralmente é a seguinte:

Esse mapa de calor demonstra quais são as áreas mais quentes do Google, ou seja, as áreas em que os usuários mais visualizam, interagem, clicam, etc.

São nessas áreas que você precisa estar!

O mapa é comprovado por esse estudo da Relevance que mostra os seguintes dados:

  • A primeira posição do Google recebe 18,2% de todo o tráfego.
  • A segunda posição recebe 10,1%.
  • A terceira 7,2%.
  • A quarta 4,8%.
  • Todos os outros resultados menos do que 2%.

Essa é a força do SEO, cada palavra chave que seu site fica bem posicionado pode fazer toda a diferença na sua quantidade de visitas, consequentemente nos resultados do seu site.

Veja o exemplo da busca “como ganhar dinheiro”, o volume de buscas mensal é de cerca de 800 mil visitas. Se o seu conteúdo estiver em primeiro lugar para essa palavra, apenas essa página do seu site estará atraindo cerca de 145 mil visitas por mês.

Mas existem alguns pontos para serem notados.

O primeiro é que palavras chave como essa possuem uma concorrência muito grande. Desse modo é muito difícil conseguir ficar posicionado em primeiro lugar. Normalmente são portais gigantes, como Globo, Exame, Administradores, entre outros, que conseguem estar nos primeiros lugares de buscas tão concorridas.

Isso acontece pela relevância não só da página, mas também do site. Esses sites possuem milhões de visitas, por isso o Google considera seus conteúdos relevantes para os usuários.

O segundo ponto é que não adianta estar bem posicionado para buscas que não tem nada a ver com seu público alvo.

Você prefere ter um milhão de visitas no site ou mil visitas?

Qualquer pessoa responderia um milhão de visitas, não é mesmo?

Mas e se forem um milhão de visitas totalmente desqualificadas, visitas de pessoas que nunca vão se tornar seus clientes? É melhor ter mil visitantes que são seu público alvo, do que um milhão de pessoas qualquer.

Você não deve focar apenas em atrair mais visitas, deve atrair visitas mais qualificadas.

Todo site precisa de SEO

De onde você acha que vem a maior quantidade de visitas do seu site?

A maior quantidade de visitas que o seu site recebem são vindas das ferramentas de busca. Sejam elas Google, Bing, Yahoo! ou qualquer outra. Apesar das redes sociais e outras fontes também levarem tráfego para o seu site, as ferramentas de busca constumam ser disparado a maior fonte de visitas.

Podemos destacar que o Google possui cerca de 90% do volume de buscas entre as ferramentas de busca. Por isso, é preciso estar de olho sempre que o Google lança uma nova atualização nos seus algoritmos de classificação.

Para te mostrar o tanto que o SEO é importante para o seu site, vamos fazer um pequeno teste. Pense nas 5 buscas que os seus clientes usariam para procurar sua empresa, supondo que eles não conheçam sua empresa e busquem no Google uma forma de satisfazer as necessidades que seus produtos ou serviços satisfazem.

Faça essas buscas no Google e veja os resultados. Por exemplo, se você é do mercado educacional com foco em ensino à distância, pense em buscas como: “Qual a melhor faculdade de ensino à distância do Brasil?” ou “Um diploma de ensino à distância é igual ao presencial?”.

Caso o seu produto seja muito específico é mais provável que seu site esteja aparecendo entre os primeiros, mesmo que o SEO não esteja muito bom. Isso acontece porque a concorrência é menor, não são muitas pessoas que fazem essas buscas e provavelmente não existem muitas páginas para o Google indexar.

Quando a sua empresa oferece uma solução que é buscada por uma quantidade maior de pessoas, fica muito mais complicado de estar bem qualificado, pois a concorrência é muito maior.

Esse teste que fizemos é muito importante, pois é exatamente isso que traz o sucesso ou o fracasso do seu site.

As palavras que os usuários buscam no Google são tão importantes que podem fazer a diferença no sucesso ou fracasso da sua empresa.

Veja aqui como fazer uma auditoria de SEO no seu site.

Por quê as ferramentas de busca não podem achar meu site sem utilizar SEO?

O Google é muito esperto, mas ainda precisa de ajuda!

Uma boa dica para você acompanhar os resultados do seu site é utilizar o Google Analytics. Você pode saber tudo que você precisa sobre o Google Analytics neste texto: Tudo sobre o Google Analytics.

As ferramentas de busca estão sempre melhorando suas tecnologias e trazendo resultados mais qualificados para os usuários. Mas elas ainda precisam de analisar dados para conseguir determinar seus rankings. Por isso, essas técnicas ajudam essas ferramentas a identificarem o que é melhor para o usuário.

Enquanto o SEO pode trazer milhões de visitas todos os meses para o seu site, ele também pode deixar o seu site impossível de ser encontrado! A internet será cada vez mais competitiva, pois as pessoas estão cada dia mais conectadas, por isso as empresas que já investem em SEO estão saindo na frente da concorrência.