Uma breve história do PHP

O PHP, como é conhecido hoje, é na verdade o sucessor para um produto chamado PHP/FI. Criado em 1994 por Rasmus Lerdof, a primeira encarnação do PHP foi um simples conjunto de binários Common Gateway Interface (CGI) escrito em linguagem de programação C.

Em Junho de 1995, Rasmus liberou o código fonte do PHP para o público, o que permitiu que desenvolvedores o utilizassem da forma como desejassem. Isso permitiu e encorajou usuários a fornecer correções para bugs no código e, em geral, aperfeiçoá-lo.

Em 1997 e 1998, PHP/FI teve o apoio de milhares de usuários ao redor do mundo. Uma pesquisa da Netcraft de Maio de 1998 apontou que cerca de 60.000 domínios relataram ter cabeçalhos contendo “PHP”, indicando que o servidor de hospedagem de fato tinha o PHP instalado.

Este número pode ser equiparado com aproximadamente 1% de todos os domínios da Internet na época, atualmente, o PHP é responsável por cerca de 83,5% dos websites na internet.

Dentro da história do PHP, o PHP 3.0 foi a primeira versão que se assemelha com o PHP como existe hoje.

Suporte de versões

Como acontece com qualquer software, as versões do PHP tem um ciclo de vida para continuar avançando e fazendo melhorias. Cada versão principal do PHP é normalmente suportada por dois anos após seu lançamento. Durante esse período, erros e problemas de segurança são verificados e corrigidos regularmente.

Tabela de versões com datas de suporte do php (gerada em 15/06/2018)

*Como é a versão final do PHP 5, o suporte para PHP 5.6 foi estendido: o suporte ativo será executado por mais quatro meses, e o período de correção de segurança foi dobrado de um para dois anos. Outras versões não foram afetadas.

Principais razões para utilizar versões suportas e atualizadas

1. Segurança

Um dos motivos mais importantes para atualizar o PHP é garantir que você esteja executando em uma versão totalmente suportada e corrigida regularmente quanto a vulnerabilidades de segurança.

De acordo com a CVE Details, 2016 foi realmente um ano recorde para vulnerabilidades de segurança do PHP, com mais de 100 problemas relatados. Estes incluem DoS, execução de código, sobrecarga, corrupção de memória, XSS, directory traversal, bypass entre outros.

2. Performance

Com o lançamento do PHP 7.0 (e 7.2) vieram enormes ganhos de desempenho! Tão grande, na verdade, que deve ser uma prioridade sobre muitas das pequenas otimizações com as quais você pode tratar no seu site.

Os benchmarks a seguir demonstram melhorias significativas de desempenho com o PHP 7 sobre suas iterações anteriores. O PHP 7 permite que o sistema execute o dobro de solicitações por segundo em comparação com o PHP 5.6, em quase metade da latência.

3. Suporte

O suporte é outro motivo pelo qual você deve usar as versões mais recentes e suportadas do PHP. Muitas vezes, os desenvolvedores de plugins e temas só podem estender o suporte de versões anteriores até o momento.

Isso ocorre devido a restrições de tempo e não ter tempo para testar a compatibilidade. As coisas acabarão por quebrar quando você executar em versões antigas, e você pode ver isso acontecendo em primeira mão nos fóruns do WordPress.

Aqui está um erro comum, que normalmente é causado por uma versão mais antiga do PHP e como ela trata uma certa função:

Parse error: syntax error, unexpected ‘’ (T_VARIABLE),
expecting function (T_FUNCTION) in /pub/file.php on line xxx

Basta fazer uma busca nos fóruns do WordPress por “unexpected T_Function“e verá mais de 2.000 tópicos, muitos com resultados dos últimos dois dias.

4. New Features for Developers

A maioria dos desenvolvedores do WordPress prefere trabalhar apenas com versões mais novas do PHP, simplesmente pelo fato de haver muitos novos recursos adicionados entre o PHP 5.2 e o PHP 7.1. Algumas mudanças com o PHP 7 e 7.1 incluem:

  • Combined comparison operator
  • Null coalesce operator
  • Nova tipagem
  • Classes anonimas
  • Nullable types
  • Retornos Iterable e void
  • Multi-catch exception handling
  • Uso de Keys em lists
  • HTTP/2 server push

Não é divertido dar suporte a versões antigas de qualquer coisa. Infelizmente, muitos desenvolvedores estão tendo que suportar uma ampla gama de versões.

Conte com a gente!

Nós aqui da BW2 estamos sempre nos atualizando para oferecer o melhor serviço para nossos clientes, se você precisa de suporte com seu site, ou gostaria de ter um novo, atualizado com todos as novas tecnologias, solicite um orçamento sem compromisso!

Somos especialistas em PHP, Hospedagem, WordPress e o framework Laravel, com profissionais qualificados para oferecer todo o suporte que seja necessário.